O
Brasil teve um crescimento populacional muito rápido nos últimos 40
anos, mas vai crescer bem menos nos próximos 40 anos. Há, também, um
declínio
das taxas de natalidade no mundo. O Brasil deverá ficar, na média, com
dois filhos por família. A população vai se encolher, portanto. Por
outro lado, a expectativa de vida vai aumentar. Se a pessoa chegar aos
60 anos, a tendência é que no futuro possa chegar
aos 100 anos. A onda demográfica do Brasil indica que haverá menos
jovens do que antes. A pressão econômica está fazendo com que as pessoas
produzam menos filhos.
A
nova geração possui comportamentos diferentes do que aqueles que
normalmente a atual geração cultivava nas organizações, tais como (1)
não responder
e-mails, (2) entrar em contato direto com os gestores do topo, (3) não
desejar uma promoção que seria natural e (4) não fazer hora extra.
É
bom prestar a atenção para os conteúdos que estão sendo assimilados dos
11 aos 15 anos. Neste período, a pessoa absorve valores e tendências
que
impactarão no seu futuro. Aconteceu no passado, está acontecendo agora.
Determina como se vê o mundo hoje, a lupa como cada um percebe o mundo.
Podem-se
encontrar atualmente cinco gerações: os tradicionais (depois dos 70),
os boomers (55 a 70), a geração X (35 a 55), a geração Y (20 a 35)
e a nova geração (até os 20). Cada geração tem os seus próprios sinais e
características.
No
Brasil, a geração tradicional, nesta faixa etária, entre 1928 a 1945,
tinha à época, respeito a autoridade, nacionalista, modestas e
expectativa
limitada. Esta geração já se aposentou. Os boomers, de 1946 a 1960,
tendem a ser mais reservados, idealistas, mas cautelosos. A geração X,
de 1961 a 1979, tende a cuidar de si próprio, ver outras alternativas de
trabalho e do que fazer, não confia nas instituições,
são pragmáticos, comprometido com a família. A geração Y ou do milênio,
de 1980 a 1995, tende a valorizar a educação, imediatista. A nova
geração, nascidos de 1995 para cá, são frugais, comprometidos em fazer a
diferença.
Como, então, liderar esta nova força de trabalho?
Para
a geração Y: (1) dê um desafio. Se precisar executar uma tarefa chata,
enquanto faz, peça para procurar uma alternativa diferente para realizar
esta tarefa; (2) estimule a espontaneidade. Eles não planejam, se
autocoordenam entre si; (3) dê feedback imediato. Eles estão querendo
que a chefia pare e ensine o trabalho melhor. Estão solicitando a figura
de um mentor; (4) comunique-se em tempo real. Use
as mídias sociais com constância; (5) converse sobre perspectiva de
carreira. Procure saber constantemente o que estão querendo da vida
profissional e facilite o que puder; (6) goste da diversidade. Respeite e
aprenda com a diferença; (7) aproxime os pais
da Organização. Eles gostam da sua família, envolva-os no que for
possível; (8) determine o que precisa ser feito. Não se preocupe com o
horário, mas com a meta cumprida; (9) crie ambientes baseado em equipes.
Para
a geração X: (1) ofereça oportunidade de conhecer algo novo. Depois dê
opções de escolha e controle; (2) respeite seu compromisso com a
família.
Entenda a importância que eles dão a família.
Para
a geração Boomer: (1) não estimule a sua aposentadoria. Deixe que ele
fique o tempo que for possível na empresa, mas redefina seu papel e sua
contribuição; (2) explore as expertises. A mensagem
principal é de aceitação. Que bom que pensamos diferentes. Pessoas
diferentes significa habilidades diferentes. Apreciem e reconheçam a
diferença.
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