ASSOCIAÇÃO PROJETO EXCOLA vem realizando um trabalho inovador desde janeiro de 2000, junto a crianças residentes em áreas de "risco social" do Município, que devido a não disporem de escola em regime de tempo integral, nem oferta de atividades de lazer, passam a maior parte do tempo livre (fora da escola) na rua.
O projeto foi criado com a finalidade de ocupar meninos(as) e adolescentes com atividades diversas, pois, com a mente e o corpo ocupados, não sobra tempo para fazer bagunça, pichar muros, pegar naquilo que não lhes pertence. Principalmente, há menor risco de sofrerem assédio das más influências: jovens dependentes químicos, traficantes, receptadores de produtos roubados, pedófilos etc.
É exigência básica que todo participante do projeto esteja freqüentando as aulas em uma escola. Se não estiver matriculado, o interessado é encaminhado à Secretaria de Educação do Município para que seja resolvido o problema. A frequência à escola resolve pelo menos metade das preocupações do projeto; a outra metade consiste em dar-lhe oportunidade de sentir-se gente, de receber orientação sobre direitos e deveres da cidadania, de praticar esportes, além de cursos específicos nas áreas de música, dança, capoeira, teatro e informática (inclusão digital), além de conviver com um grupo de jovens e crianças com perspectiva de vida.
A esperança é de que um dia possamos ver estas crianças se tornarem profissionais respeitados, chefes de família dignos e belos exemplos de cidadãos brasileiros.
As crianças atendidas pelo projeto têm geralmente graves problemas familiares: pai e mãe desempregados, analfabetos ou com pouca instrução, e muitas vezes dependentes de produtos químicos (drogas), sem possibilidade de transmitir algo de melhor para seus filhos.